• Thaís

Dores de cabeça: Terapias Manuais podem ajudar

Atualizado: Fev 3


A dor de cabeça pode ter várias origens. As terapias manuais podem trazer alívio para alguns tipos de dor.




A dor de cabeça do tipo tensional chega a acometer até 78% da população mundialmente. Algumas das características envolvem dor em pressão na cabeça, tensão na região de ombros e pescoço, e dor na cervical.


Um dos motivos desse tipo de dor é tensão ou espasmo da musculatura da base do crânio e da cabeça. Quando a musculatura entra em um estado de contração ou tensão acaba por impedir o fluxo normal dos líquidos dentro do crânio, o que causa um aumento da pressão fazendo com que a dor de cabeça apareça. Além disso, alguns nervos e vasos passam por um orifício que fica na base do crânio, na junção da cabeça com o pescoço. Quando essa região encontra-se com a musculatura tensa ou os ossos da base do crânio e pescoço estão tão próximos a ponto de diminuir o espaço desses orifícios, pode haver uma compressão desses vasos e nervos, contribuindo ainda mais para o aumento da dor.



Por esse forame passam artérias, veias e nervos importantes. Eles conectam a região da cabeça e pescoço à vísceras e músculos do corpo. Quando essa região está tensa pode impedir o funcionamento adequado desse sistema e gerar dor.

A musculatura tensa ainda estimula os nervos que, por sua vez aumentam ainda mais a contração muscular, gerando um ciclo de dor e disfunção.


Outro fator relacionado à dor de cabeça é a tensão da membrana que reveste o cérebro e a medula. Ela está por dentro da cabeça e se fixa nos ossos do crânio (membrana rosa da foto).Passa ainda pela coluna se fixando na segunda vértebra da cervical, no pescoço e vai até o final da coluna, onde se prende novamente no cóccix (ossinho no final da coluna, no bumbum). Quando esse tecido está constantemente em tensão, ele pode gerar dores de cabeça recorrentes.



Vários fatores podem gerar tensão nessas membranas, mas as vezes situações que a gente nem imagina pode desencadear isso. Um exemplo é a queda com o bumbum no chão. Como essa membrana é contínua da base da coluna passando por toda a coluna até chegar à cabeça, um mau posicionamento do sacro (osso no final da coluna), pode gerar dor de cabeça. Funciona como se fosse um varal. Ao mexer em um dos pilares que sustenta o varal a gente interfere no outro pilar, na outra extremidade do varal.


O tratamento nesses casos visa tirar as tensões desse sistema, liberando os músculos, fáscias, meninges, e fazendo com que o corpo entre em harmonia novamente. Para isso existem algumas terapias que usam as mãos para avaliar e tratar. Através de toques é possível detectar lugares que estão com bloqueios (por exemplo a base do crânio, como citado anteriormente), e através de estímulos específicos liberar essa região.

A Terapia Craniossacral e a Posturologia Neurossensorial podem ajudar nisso.

Espaço UNO - Pilates e Fisioterapia

Av. Ana Costa, 414 - cj 52, Gonzaga - Santos

Fone: (13) 3349-4446 / (13) 98114-4446


#dordecabeça #fáscias #TerapiaCraniossacral #Posturologia #dornopescoço #dor #TerapiaManual