top of page
  • Thaís

Você sabe o que são fáscias e como elas alteram sua postura?

Atualizado: 5 de nov. de 2019

As fáscias estão presentes no corpo todo e se conectam entre si. Podem influenciar o corpo tanto local como à distância.



Fáscias são um tipo de tecido que reveste os músculos e estruturas internas do corpo. Elas formam uma estrutura parecida com uma teia e se interconectam umas com as outras. Dessa forma, a fáscia que reveste o pescoço se conecta com a dos ombros, que por sua vez, se conecta com a das costas e assim vai.


Quando uma fáscia entra em tensão, ela traciona o músculo que, consequentemente, traciona os ossos, moldando nossa postura. É como se as células do músculo, que antes estavam alinhadas, passassem a ter um novo formato, exercendo uma tração em faixa. (Imagine um lençol estendido em uma cama e, de repente, eu começo a puxar uma extremidade do lençol. Essa força vai se estender até a outra extremidade da cama). As células do músculo que antes estavam alinhadas, entram em uma nova conformação, e passam a puxar os ossos, alternado nossa postura.




Se o músculo encontra-se nesse estado de tensão permanente, ele perde a capacidade de contrair e relaxar com eficiência, entrando em estado de fadiga e fraqueza, não sendo capaz de manter uma postura adequada. Além disso, esse mau alinhamento não permite uma troca eficiente de oxigênio e nutrientes entre as células e começamos a formar pontos dolorosos e rígidos nos músculos (os famosos “nós”).


Os ombros se fecham, a cabeça vai para frente e a postura desaba. Para corrigir isso o ideal é começar a trabalhar as tensões desses tecidos para que eles tenham capacidade de fazer uma atividade de fortalecimento posteriormente. Como se fosse “arrumar a cama” para que as células musculares parem de exercer essa força de tração (arrumar o que está na segunda foto para voltar a ser como a primeira).


Uma das formas de ajustar esses tecidos é através da Terapia Craniossacral, que trabalha a manipulação sutil desses tecidos para que o corpo vá se reorganizando e harmonizando. Após essas correções, podemos trabalhar o fortalecimento muscular eficiente e voltar a ter uma postura adequada.


Espaço Uno – Pilates e Fisioterapia

Av. Ana Costa 414, cj 52 Gonzaga, Santos/SP

Tel: (13) 3349-4446 / 98114-4446


105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page