top of page
  • Thaís

Entorse do tornozelo: como recuperar a estabilidade?


Terapia Manual pode ajudar na recuperação. Apesar de parecer algo sem muita importância, o entorse deve ser tratado com seriedade.



Por ser bastante comum, o entorse do tornozelo não costuma receber a devida atenção. Muitas vezes é apenas tratado com gelo e alguns dias de repouso. Mas, pesquisas questionam se torcer o pé é mesmo algo pouco preocupante.

Um grupo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, convidou vinte jovens que haviam sofrido entorse de tornozelo para participar de um estudo*. Eles apresentavam instabilidade crônica, problema comum após esse tipo de lesão, na qual o tornozelo deixa de ser firme o suficiente para as atividades do dia a dia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mas por que isso acontece?

Quando nós torcemos o tornozelo, alteramos toda a dinâmica de condução do nervo que cruza esta articulação. Com isso, ficamos muito mais suscetíveis a uma nova torção, se não tratarmos o problema. O nervo conduz várias informações por segundo. Ele “diz”, por exemplo, como está a pisada, os músculos e como é o terreno onde você está pisando. Tudo isso é enviado ao cérebro para que possam ser feitos ajustes.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Quando há a torção do tornozelo, ocorre o estiramento do nervo e daí a condução destas informações fica diminuída, ou seja, demora mais tempo para que a informação chegue ao cérebro. Por isso que a probabilidade de uma nova torção acontecer é alta.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Como prevenir?

Aqui no Espaço Uno, aplicamos uma técnica que apresenta bastante sucesso na solução deste tipo de problema. Você já ouviu falar em Posturologia Neurossensorial (PNS)? Ela analisa como estão os estímulos que chegam até o pé e aplica as correções necessárias para regular a informação do nervo. Dessa forma, o corpo vai se auto-regulando novamente e melhorando as reações de correção do tornozelo para manter uma melhor estabilidade e aliviar a dor. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Espaço UNO - Pilates e Fisioterapia

Av. Ana Costa, 414 - cj 52, Gonzaga - Santos

Fone: (13) 3349-4446 / (13) 98114-4446


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page