Posturologia Neurossensorial
Isso significa que a dor pode ser influenciada por tudo o que compõem nosso corpo. Tudo no nosso organismo deve estar funcionando em harmonia. Quando um desse sistema está desregulado pode gerar dor ou sintoma.
A Posturologia Neurossensorial (PNS) teve início na França com a medicina do trabalho, na qual os profissionais investigavam porque muitos de seus pacientes apresentavam sintomas mesmo tendo exames normais ou não compatíveis com as queixas apresentadas.
Perceberam que existe uma hierarquia dos tecidos que influenciam o corpo, sendo que todos os tecidos podem contribuir para que tenhamos uma dor ou disfunção.
As emoções são grandes influenciadoras de como nosso corpo reage. Em seguida temos vasos, nervos, vísceras, articulações e por último o músculo, que é normalmente onde sentimos a dor, porém ele é somente o final da cadeia.

Tudo o que nos compõe nos influencia. Quando um desses sistema não funciona adequadamente podemos ter alterações que com o passar do tempo podem gerar dor.

A PNS tem como objetivo avaliar qual sistema está em disfunção, e através de um estímulo chamado saturação faz com que tenha uma correção dessas informações, fazendo com que o corpo volte ao seu estado de harmonia.