Terapia Craniossacral 

Teve início nos EUA com o médico osteopata John Upledger. É uma técnica que trabalha o sistema craniossacral, que é composto pelas membranas que revestem o cérebro e medula, e o líquido que o banha. O ritmo desse sistema pode ser sentido em qualquer lugar do corpo e pode ter relação com as dores que sentimos, quando esse sistema está desregulado.

​A membrana que reveste o cérebro tem comunicação com o resto da coluna até chegar no osso sacro, que é o osso no final da coluna (como mostra o desenho ao lado - tudo o que está em azul, no crânio e na coluna corresponde a esse sistema)

​Ele influencia toda a coluna e os ossos da face diretamente. Portanto problema como coluna, nervos, tontura, dor de cabeça, sinusite, ATM, quadril e outros podem ter relação direta com esse sistema.     

Tudo o que está em branco são fáscias. Essas, no caso, são referentes aos músculos, e se conectam entre si. É por isso que uma fáscia tensionada pode gerar dor em um outro local. Exemplo: Se a fáscia do quadril tensionar pode gerar dor no joelho. 

Além disso, a Terapia Craniossacral pode tratar as membranas do corpo chamadas de fáscias. Aproximadamente 70% do nosso corpo são fáscias, que são um tecido que serve para revestir e conectar partes do nosso corpo. Existe fáscia recobrindo o cérebro, envolvendo cada fibra muscular e envolvendo os órgãos. E muitas vezes elas estão interligadas. Por exemplo existe uma fáscia, que conecta o intestino à coluna. E outra que une o útero à coluna. Dessa forma um órgão ou víscera pode influenciar a dor na coluna. 

Outra dor que é bastante comum e pode ter origem em fáscia são as dores que "repuxam". Elas estão relacionadas às fáscias que revestem os músculos. 

 

Quando temos uma dor crônica o músculo sofre uma alteração de estrutura e acaba formando como se fosse uma cicatriz, que é o aumento desse tecido (fáscia), o que prejudica o músculo de fazer a sua função com eficiência. Dessa forma surgem as dores, os espasmos, a sensação de que tem algo preso ou de que "repuxa".  

A Terapia Craniossacral tem como um dos objetivos aliviar a tensão desses tecidos e ajudar com que o corpo volte para o seu estado de harmonia, aliviando as dores e melhorando a função dos músculos do corpo. 

saiba mais no nosso blog.png