Efeitos do Pilates na saúde mental



O pilates é uma técnica de exercícios físicos que trabalha o corpo na sua totalidade. São exercícios que podem ser feitos tanto no solo, quanto usando equipamentos.

Como é uma técnica que trabalha todos os grupos musculares, ele pode ser empregado para melhorar o nosso condicionamento físico como para reabilitar de alguma patologia.


Além disso, quando nos movimentamos e praticamos atividades físicas, o corpo libera uma série de neurotransmissores que ajudam a manter a saúde física e mental em dia.

O exercício é capaz de interferir na neuroplasticidade (capacidade do nosso cérebro de mudar e se adaptar de forma estrutural e funcional frente a estímulos e experiências), interfere na resposta anti-inflamatória, no estresse oxidativo, no sistema endócrino (responsável por regular nossos hormônios) e na autoestima.


Quando fazemos exercícios de pilates devemos manter a atenção no movimento que estamos executando. Isso treina a mente para focar no que estamos fazendo. A atenção no movimento faz com que o exercício seja executado de maneira adequada, trabalhando todos os grupos musculares que o exercício exige e melhorando nosso condicionamento. O domínio da nossa mente faz com que tenhamos uma vida mais equilibrada, permitindo maior controle das nossas emoções.


Associado a isso, a respiração ajuda a nos acalmar e a relaxar as tensões musculares. Oxigena melhor o cérebro e nos torna menos ansiosos.


Por ser uma prática de movimentos lentos e envolver muito a postura correta, é fundamental que a gente mantenha a atenção no que estamos fazendo. Isso melhora a nossa capacidade de concentração, nossa percepção corporal e a habilidade de correção postural.


Além disso, por apresentar exercícios variados, estamos sempre diante de novos desafios, o que nos faz melhorar nossas habilidades cognitivas e de adaptação.

Tudo isso leva ao domínio do nosso corpo e da nossa mente, permitindo um maior grau de autoconhecimento. De certa forma, quanto mais domínio temos sobre nós mesmos, mais fácil fica lidar com situações do dia-a-dia.


Por esses e outros motivos o pilates é tão procurado e tão indicado pela comunidade médica.

Se você ainda não conhece, agende uma aula experimental para conhecer.


Espaço Uno - Pilates e Fisioterapia

Av. Ana Costa, 414 cj 52

Gonzaga - Santos

(13) 3349-4446 ou 98114-4446 (whatsapp)



10 visualizações